Sobre o Coral
História
Fundado em agosto de 2012, pelo Diretor Social do Sescon Campinas (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Metropolitana de Campinas) Carlos Luiz Barroso Ehrenberg, o coral, intitulado primeiramente como Coral Sescon Campinas, foi criado com o intuído de levar música e alegria para a comunidade em geral e entidades beneficentes, como creches, asilos, hospitais e diversos públicos afins. Desde a sua formação, já se passaram três grandes regentes, sendo composto por coralistas contadores e voluntários da comunidade.
Em 2019, o Coral transformou-se em um belo projeto cultural chamado “Coral Voz Livre Campinas”. A regência atual é do maestro Hipólito Ribas, que possui vasta experiência com corais corporativos e independentes.
O Projeto
O Coral Voz Livre Campinas se torna um novo projeto, nascido da experiência conquistada há anos através do Coral Sescon Campinas. Chega a hora de voar com as próprias asas, no intuito de continuar, através do grupo de coralistas e de seu regente, propiciando boa música, promovendo apresentações na comunidade, desenvolvendo calendários de encontro de corais e participando de encontros na Região e no Brasil.
Ensaios
Fazem parte do Coral homens e mulheres voluntários, de idades e ocupações variadas, unidos pela vontade de cantar. O grupo é bem eclético e tem como marca - acolher bem cada novo integrante. Os ensaios acontecem no auditório do Sescon Campinas, localizado na Rua Walter Schimidt, 175, Fazenda Rural Santa Cândida, em Campinas (SP), próximo a Campus I da PUC Campinas, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30. Para conhecer de perto este trabalho entre em contato através do e-mail contato@coralvozlivre.com.br / F: (19) 99118-1709
Regência
Luiz Hipólito Ribas aceitou o desafio de ser o novo maestro e regente deste lindo projeto. Nascido em Ponta Grossa, Paraná, ainda estudante teve a oportunidade de cantar em um coral da universidade de Administração, na qual cursava. Mal sabia que a música ocuparia uma posição importante na sua carreira profissional. Formou-se em Regência em 1998 pela Unicamp e desde então, trabalha com o canto coral em diversos corais corporativos e independentes. Hipólito Ribas atribui em seu trabalho um repertório bem eclético e variado, que inclui músicas do gênero renascentista, internacionais e “spiritual”, porém acredita que a música brasileira seja a base, tanto por sua riqueza quanto pelos desafios que oferece.